Existem algumas coisas que são decisivas para nós quando escolhemos passar algum tempo num único lugar. Estar ao alcance de uma escolha diversificada de bons lugares para comer é um deles. Já sabemos que Setúbal é famosa pelos seus restaurantes de choco frito, mas não temos ideia que o resto da gastronomia é tão interessante.
Prepare-se para conhecer os Produtos Regionais da Península de Setúbal e alguns pratos tradicionais desta terra de pescadores!
Pérola da Mourisca
Surpreendentemente, está lotado á sexta-feira ao almoço. Há muitos pratos tentadores no menu, principalmente de peixes e mariscos. O início do almoço foi manteiga, queijo de ovelha e pão branco, depois pimentões vermelhos recheados com caranguejo, ovos de codorniz em mini torradas, queijo de cabra com morcela , mariscos em vinho branco e choco frito . Por fim enfartados, ainda tivemos espaço para a torta de maçã e baba de camelo .
O espaço: Um restaurante tradicional, caseiro e típico, sem características marcantes. A comida é mais sofisticada do que a decoração sugere.
490 Taberna STB
O 490 Taberna ocupa um meio-termo entre os restaurantes tradicionais portugueses e a nova geração mais contemporânea que serve cozinha local renovada. Assim, obtém pratos populares servidos com um toque especial, como ovos de codorniz e presunto em mini torradas; pratinhos caprichados de salada de polvo, rissóis de bacalhau, asinhas de frango apimentadas e cascas de batata crocantes, tudo servido em cestos de arame. As porções não são exageradas, deixando espaço para um trio de sobremesas tipicamente Portuguesas
O espaço: Azulejos coloridos decoram algumas paredes, o balcão e o teto são revestidos com ripas de madeira. É um design aconchegante e espaçoso.
De Pedra e Sal
Especializado em carnes grelhadas, as chamas da cozinha deixaram todo o restaurante bem ameno. A cozinha aberta proporciona um entretenimento fascinante, e a forma como a comida é apresentada gera um ponto de discussão. Para começar temos um belo trio de ostras numa tábua de madeira. Depois vem pato cozido na perfeição e servido em pedra mármore. A acompanhar, taças de barro com uma mistura de legumes, migas e batata-doce. Ainda vai haver espaço para o pudim depois daquele lote.
O espaço: Sem ser pretensioso, chique urbano. Recursos de iluminação desarrumada – no bom sentido, estantes, mesas de pinho e balcões de azulejos que se combinam para torná-lo elegante.
Café Photo Experience
Uma das opções gastronómicas peculiares de Setúbal. Como o nome sugere, é metade de uma exposição fotográfica e restante restaurante/café, muito acolhedor. A comida é uma “arte” tal como a decoração. Um pequeno menu inicial de cogumelos recheados salgados seguidos por massas frescas e picantes de queijo de cabra e febras de porco com um deslumbrante risoto de limão. Para finalizar, um crumble de ruibarbo fumegante.
O espaço: Maravilhoso numa espécie de galeria contemporânea. Não para um jantar romântico, mas extremamente interessante.
Martroia
No extremo da zona onde se encontram a maioria dos restaurantes de peixe, a ementa do Martroia oferece algo um pouco diferente. Debaixo de um guarda-sol na pequena esplanada exterior do restaurante em frente à praia da cidade, uma refeição de chamuças picantes, salada de polvo leve e fresca, vieiras gratinadas e wraps de frutos do mar, são o pedido certo para o almoço de um dia quente.
O espaço: o interior com paredes cor de vinho, mesas e cadeiras pretas e um piso de ladrilho quadriculado. O terraço externo tem mais um “vibe” moderno de restaurante à beira-mar.
Tasca do Xaroque
Não há nada particularmente inovador na comida deste restaurante de tapas numa rua estreita da cidade velha, mas foi preparado com cuidado e o lugar tem uma sensação adorável. Tipicamente uma tasca familiar. Com uma salada típica e farta, queijo derretido, regado com mel no pão levemente torrado, depois farinheira de frango com ovos mexidos, e finalmente um doce de amêndoa numa lata de conserva.
O espaço: Agradável aos olhos tal como a comida, um bom lugar para jantar.
Bar Absurdo
Um dos locais de diversão noturna da cidade tem um restaurante pequeno e descolado com um terraço com vista para o porto, e um chef talentoso. Um menu de degustação de grão de bico com bacalhau salgado, almôndegas em molho de tomate doce, chouriço com ovos mexidos, lulas e salada russa e lombos de porco com arroz cremoso.
O espaço: Ousadamente criativo com bancos cúbicos extremamente confortáveis e umas ripas de madeira curvadas que quase trepam o tecto.
Burguesa Burguer & Gin
Sem surpresa, este restaurante tem mais do que hambúrgueres, croquetes de alheira com rúcula e frutos secos para começar, mas os hambúrgueres são a especialidade e há muitos outros interessantes para experimentar. Porque não um hambúrguer de javali acompanhado de quartos de batata frita polvilhadas de orégãos?
O espaço: Elegantemente, o tipo de lugar onde pode desfrutar de um hambúrguer artesanal e ler um livro.
Loja das Machadas
Este simpático bar restaurante boêmio localizado numa bonita praça parece tão confortável… É um bom lugar para escolher petiscos enquanto observa a vida na pequena praça. A seleção de chouriço com ovo mexido, pimentão doce com atum e cogumelos recheados de criar água na boca, especialmente os soberbos cogumelos.
O espaço: Casual e confortavelmente eclético. O tipo de bar para sair, beber um vinho regional e refletir.
O Amor Faz-me Fome
Outro pequeno restaurante adorável e amigável. Um vinho do Porto enquanto se lê o menu, que apresenta uma seleção de pratos que fundem a cozinha portuguesa com outras influências. O bife tártaro picante, almôndegas de caça defumada e depois gambas tailandesas com arroz. Para um doce finalizar, brownie de chocolate e um cheesecake de frutas vermelhas.
O espaço: Sofisticação silenciosa; paredes de pedra exposta emolduradas por ardósia prateada, tons de vime suavizam a luz e almofadas de aveia e chocolate adicionam conforto aos assentos.
O Ramila
Com tantos excelentes restaurantes de peixe e marisco à beira do porto em Setúbal, O Ramila, simples, é um dos primeiros lugares para provar choco frito macio e crocante, com uma montanha de peixe frito e uma tigela de salada para acompanhar. Um lugar cheio de setubalenses, é uma introdução à gastronomia de Setúbal.
O espaço: Pode ser muito frenético para alguns, mas este é o verdadeiro negócio quando se trata de experimentar o prato mais famoso da cidade.
Uma verdadeira viagem a um inesquecível mundo de sabores. Falar desta região, é também falar do peixe fresco, o mundo da pesca e das conservas de peixe que após um longo período de estagnação estão de regresso para fazer as delícias dos apreciadores.