Num fim-de-semana pensamos colocar no lugar do turista. Sim! Turista não é apenas aquele que vem para o nosso Portugal. Desde que pernoitemos fora do nosso local de residência, também somos turistas.
Marcar um passeio de observação de golfinhos e um jipe tour com a Into The Nature.
Numa viagem de Lisboa até Setúbal, apanhar o cacilheiro no Cais do Sodré até Cacilhas. A vista ao atravessar o rio Tejo temos um panorama da Ponte Vasco da Gama até à Ponte 25 de Abril.
Lisboa iluminada pelo sol que até o edifício das Amoreiras nos pisca “o olho”; é linda vista sobre este prisma. Assim como a aproximação a Cacilhas se revela muito interessante. Tanto para ver e descobrir, ver as coisas com outros olhos, por outros ângulos.
Após desembarcarmos em Cacilhas seguimos ao longo do rio. Apesar de a marginal estar decadente, os antigos armazéns ou fábricas que ali existiram estarem a desmoronar-se, tem um certo encanto. É interessante ver o que existiu atrás aquelas fachadas, algumas ainda com azulejos antigos que parecem puzzles de tantas peças que faltam, e outos pormenores.
A viagem foi excelente, o velho e cansado cacilheiro cumpriu a sua missão.
Para apanhar o comboio do Pragal a melhor opção será apanhar o metro de superfície com destino à Universidade e sair diretamente na paragem do Pragal. Daqui seguimos até Setúbal.
Depois de uma viagem tranquila, seguir até á doca de Setúbal para embarcar durante 2h30 num passeio de observação de golfinhos. Vamos seguir, parte da rota mais usada pela comunidade de golfinhos residente no estuário do sado. A probabilidade de os encontramos é elevada embora não esquecendo que são animais em liberdade e não estarão á nossa espera.
A paisagem, 2 parques e 2 reservas naturais, o património ribeirinho, “a baía mais bela e tão só” – Portinho da Arrábida a Baía das sete praias(Alpertuche, Pilotos da Barra, Creiro, Coelhos, Galapinhos, Galápagos e Figueirinha) , que os golfinhos serão apenas a cereja no topo do bolo. Usufruir deste maravilhoso paraíso náutico é único!
Ficar hospedado no Blue Coast Alojamento é mais económico, com todas as acomodações. Os hóspedes podem tomar o pequeno-almoço no restaurante Blue Coast. Situado no centro de Setúbal, permite ter acesso central á zona histórica e praias da Arrábida.
Sentir o Parque Natural da Arrábida e suas belas paisagens naturais! Sair de Jipe em direção á Serra da Arrábida e a sua costa. A 7ª bataria do Outão, miradouro da rampa de parapente(é uma foto obrigatória), Convento da Arrábida e Lapa de Santa Margarida, são alguns dos locais a observar, e a oportunidade de apreciar as mais bonitas paisagens para o oceano, praias selvagens e a grandiosa vegetação da serra.
Terminamos com uma visita às Caves José Maria da Fonseca, em Azeitão, para uma visita e degustação de vinhos da conhecida adega.
Regressar a Setúbal para apanhar o autocarro até Lisboa. Sim, depois de dois dias intensos, certamente estarão cansados.
Relaxam durante a viagem, vêm algumas fotografias impensáveis de não tirar, atravessar o rio pela ponte 25 de Abril, olhar á esquerda na direcção a Cascais, observar o pôr-do-sol, um fim-de-semana que passou sem dar conta.
Chegar a casa e fechar os olhos por momentos, já existe nostalgia das maravilhas da Arrábida.