Dicas para criar um programa de incentivo

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Criar um programa de incentivo é um bom método para manter os colaboradores produtivos  e envolvidos em questões e desafios da empresa. Todo gestor sabe da importância de motivar os trabalhadores e em geral, um bom plano de incentivo costuma ser uma ótima estratégia.

Como criar um plano de incentivo?

·       Estabelecer objetivos

A principal ação a ser tomada para a criação de um plano de incentivo é a definição dos objetivos. O empreendedor deve estabelecer o que procura, por exemplo, aumentar o desempenho e a produtividade dos colaboradores, impulsionar os índices de vendas da empresa ou captar mais clientes.

Perceber quais são as necessidades da corporativas em relação aos profissionais é fundamental para que o programa seja pensado de uma forma interessante, que faça a diferença para os dois lados. Ou seja, que traga bons resultados para a organização e, ao mesmo tempo, que motive e desperte o interesse da equipa.

·       Escolha a bonificação

Depois que o objetivo do programa estiver definido, é a hora de pensar na bonificação da equipa. Nesse momento, é importante considerar que nem sempre os incentivos monetários são os que mais agradam.

Em alguns casos, prémios, como uma viagem, a participação em num curso ou um evento especial, ou até mesmo alguns dias de folga, têm mais apelo de motivação junto ao quadro de pessoal. Uma boa tática é conversar bastante com a equipa para definir qual é o tipo de incentivo que é mais adequado à ação.

Tenha em mente também que a bonificação deve ter em conta o budget da empresa. Nesse sentido, é importante não se comprometer com um prémio inviável para a empresa arcar, pois o não cumprimento, além de não atingir o seu objetivo, pode gerar frustração nos colaboradores.

·       Pense nos prazos

Um bom programa de incentivo não deve ter um prazo indeterminado. O ideal é definir datas de início e de fim, de forma a garantir que tanto a empresa quanto os colaboradores consigam se organizar para fazer a sua parte.

Depois de realizá-lo, é possível observar se a estratégia esteve no espectável. Em caso positivo, o programa pode ser repetido com frequência, mas sempre estabelecer e comunicar os prazos de início e de fim com objetividade.

·       Simplifique

O sucesso do seu programa depende da adesão dos seus colaboradores. Por isso, é indispensável pensar numa proposta que seja facilmente compreendida por todos. Aqui, quanto mais objetivo e simples, melhor.

Para se interessarem pelo plano e darem o melhor de si, os profissionais precisam estar por dentro de todas as condições e regras, além de serem atraídos pelo incentivo oferecido. Se for algo muito complicado, a tendência é de que eles se sintam intimidados. Por isso, as regras, as metas e os objetivos devem ser simples e diretos.

·       Não atrase

Ao comunicar a bonificação do plano, a tendência é de que os colaboradores se dediquem bastante para conseguir a prémio. Mas se, por alguma razão, a recompensa não for entregue no prazo combinado, os efeitos podem ser devastadores.

Assim, é fundamental cumprir com a parte da empresa no acordo, medir os resultados e avaliar e entregar as bonificações conforme o acordado. Isso vai fazer com que os trabalhadores percebam a relevância do programa e sintam-se ainda mais confiantes e interessados em participar em objetivos futuros.

·       Conheça os colaboradores

O programa de incentivo mais eficaz é aquele que é criado conforme o perfil da equipe de colaboradores. Para isso, é fundamental conhecê-los tanto do ponto de vista pessoal quanto do profissional.

Dessa maneira, é necessário analisar as características de cada um, assim como os seus pontos fortes e os fracos, para que seja possível contribuir de forma significativa a fim de ajudá-los na motivação.

Quais devem ser os pilares do programa de incentivo?

Motivação

Um programa de incentivo adequado impacta diretamente a motivação dos colaboradores e funciona como uma forma de atrair e reter pessoas talentosas, além de formar e manter equipas de alto desempenho.

Reconhecimento

O pilar do reconhecimento é baseado no facto de que os esforços dos colaboradores devem ser valorizados e reconhecidos. Isso porque, desse modo, os profissionais buscam a dedicar mais ao trabalho a fim de obter maior retorno.

Recompensa

Por fim, há o pilar da recompensa, que consiste em retribuir os esforços do colaborador segundo a sua dedicação e o seu desempenho. De acordo com o mérito de cada um, o empreendedor deve gratificar diretamente o profissional conforme o seu nível de performance, sempre de forma transparente e imparcial.

Este método permite que o crescimento na carreira ocorra de forma individual porque o destaque depende apenas do trabalhador e não leva em consideração alguns aspectos, como relações pessoais de amizade com superiores.

Quais os benefícios de implementar um programa de incentivo?

Para uma empresa, as vantagens de implementar um programa de incentivo vai além de manter a equipe motivada. São alguns desses benefícios:

  • o aumento da facturação e da produtividade;
  • a redução de custos e de despesas;
  • a atracção e a retenção de talentos;
  • a melhoria do clima organizacional.

Todas as vantagens ocorrem de maneira encadeada, uma vez que, quando a companhia estabelece as metas, os trabalhadores devem cumpri-las para serem recompensados. Como consequência, há o aumento da produtividade e a diminuição de custos na corporação, afinal, quanto mais elevada é a produção, mais diluídas são as despesas.

Além disso, se o plano de incentivo se encontrar em conformidade com os objetivos do colaborador ele provavelmente não vai desejar sair da organização e, ainda, poderá contar a outros profissionais sobre o favorável ambiente corporativo em que trabalha, o que pode atrair novos talentos.

Até mesmo o clima organizacional melhorará, pois os trabalhadores compreendem que podem apresentar melhores resultados com o auxílio entre as equipes, uma vez que não é possível atingir os propósitos esperados de forma isolada. Assim, um bom programa de incentivo é uma excelente ferramenta para motivar e aumentar a produtividade da equipa como um todo.

Quando deve ser criado o plano de incentivo?

Uma dúvida muito comum que os gestores costumam ter é, sobre quando o plano de incentivo deve ser criado na empresa. Contudo, na realidade é que não há um momento certo para que ele seja implementado.

Na prática, este tipo de programa pode ser utilizado sempre que a organização desejar atingir uma meta específica, como aumentar as vendas em determinado período. A estratégia também costuma ser implementada a fim de gerar estímulo quando os gestores notam que os profissionais estão desmotivados.

Erros a evitar na criação de incentivos

Existem determinados erros que, quando são cometidos, podem prejudicar o plano de incentivo. Para ajudá-lo a evitar essas falhas, vamos apresentar, a seguir, quais atitudes precisam ser eliminadas.

Não oferecer benefícios criativos

Muitas empresas não planeiam da forma adequada os benefícios, o que pode fazer com que o plano de incentivo não seja atractivo aos colaboradores. É o caso, por exemplo, de uma empresa que oferece recompensas que não são condizentes com a faixa etária de seus trabalhadores.

O ideal é oferecer algo que aumente a satisfação interna para que os indivíduos trabalhem de forma mais motivada e com mais disposição. Nesse sentido, os cartões de oferta para compras ou estadias, costumam ser uma boa opção.

Por meio dele, é possível valorizar os profissionais com compensações específicas por bom desempenho ou por metas atingidas. Esse tipo de recompensa costuma ser vantajoso para ambas as partes, já que conta com um baixo custo operacional.

Não realizar o controlo de dados

Uma das principais falhas das empresas que adotam o plano de incentivo é a falta de controle para que seja possível fazer uma avaliação e verificar se houve ou não a evolução da produtividade dos colaboradores. Desta forma, também é imprescindível adotar parâmetros comparativos para realizar um controlo de dados, uma vez que, apenas dessa forma, é viável observar se ocorreram alterações efetivas no dia-a-dia de trabalho.

Não conceder feedbacks

Independentemente do resultado entregue pelo colaborador, é relevante que os gestores concedam feedbacks construtivos acerca de sua performance, inclusive para aqueles que não atingiram a meta proposta. Os feedbacks também ajudam na construção de uma relação de confiança e, dessa forma, o profissional passa a se sentir à vontade para expor os motivos que o fizeram não atingir o objetivo.

Não criar metas adequadas para as equipas

Por fim, é importante criar metas para os diferentes setores da empresa para que elas estejam de acordo com as atividades que são realizadas por cada equipa. Desta forma, é mais fácil influenciar positivamente a produtividade dos profissionais.

Assim, sempre que determinada equipa ou colaborador atingir a meta que foi planeada, será viável premiar os melhores por meio do programa de incentivo — em conformidade com o que foi acordado previamente.

 

Se tem interesse em oferecer benefícios criativos aos profissionais da sua empresa, consulte aqui alguns dos nossos programas  e descubra como podemos ajudá-lo!

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