A comunicação é a principal máquina de qualquer negócio, independentemente do que faz, quantos colaboradores tem e para quem vende. O processo de comunicação interpessoal nos negócios envolve a partilha de mensagens com colegas, gerentes, parceiros, clientes e outras partes do negócio. A comunicação interpessoal eficaz acontece quando a mensagem é entendida como se pretendia.
Resolver problemas com informações eficazes
A comunicação interpessoal ajuda as organizações a encontrar soluções para garantir que o negócio funcione em pleno. Exemplos de comunicação interpessoal incluem:
- Conversar com um fornecedor presencial ou telefonicamente
- Fazer briefing de equipa
- Ajudar um cliente
- Partilhar informações por e-mail com colegas
- Conversar com colegas via plataformas(ex: Microsoft Teams)
Durante a comunicação interpessoal, os colaboradores compartilham informações, fornecem atualizações, esclarecem “mal-entendidos”, oferecem soluções e apresentam novas ideias. A comunicação interpessoal eficaz ajuda a garantir que todos na empresa estejam em sintonia.
Por exemplo, quando o diretor de RH partilha novas regras de saúde e segurança com colaboradores, esta em comunicação com informações vitais que os ajudam a fazer seu trabalho com mais eficácia. Isso ajuda a evitar riscos e reduzir problemas no local de trabalho para todos os envolvidos.
Tornando-se mais ciente da comunicação não verbal
A comunicação interpessoal ajuda colaboradores a focarem na comunicação não verbal . Às vezes, não é apenas o que está a ser dito que importa, mas como está sendo dito. A comunicação não verbal inclui tom de voz, contato visual, postura corporal, gestos com as mãos, expressões faciais e contato físico. Ao sintonizar os sinais de comunicação não-verbal, os colaboradores podem entender melhor a mensagem que está a ser enviada.
Por exemplo, se um colaborador numa loja, perguntar a um cliente que está a passear na loja, se ela precisa de ajuda, o cliente pode responder que “estou só a ver”. No entanto, se a expressão facial parecer confusa, o cliente pode ser tímido para pedir ajuda. Por meio de comunicação interpessoal eficaz, o colaborador pode informar ao cliente que está disponível a qualquer momento para ajudá-lo a ir de encontro ao que necessita.
Cultura de envolvimento entre colaboradores
A comunicação interpessoal nos negócios ajuda a criar uma cultura de trabalho aberta e honesta, onde colaboradores sentem que têm a capacidade de comunicar com todos os níveis da organização. Fortes habilidades interpessoais ajudam a tornar as pessoas mais relacionáveis com as outras, o que é uma qualidade importante no local de trabalho.
Um novo funcionário pode se sentir deslocado ou nervoso ao interagir com outras pessoas. Por meio da comunicação interpessoal eficaz com colegas e gerentes, o novo colaborador pode começar a sentir mais à vontade no local de trabalho.
Aumento da Satisfação do Cliente
A comunicação interpessoal nos negócios é vital para manter clientes satisfeitos. A comunicação interpessoal inclui negociação, resolução de conflitos, desenvolvimento de relacionamentos e outras skills necessárias para uma comunicação bem-sucedida com clientes.
Garantir que todos os funcionários que lidam com o cliente tenham a formação e conhecimento de que precisam para comunicar com eficácia com clientes, resulta em maior satisfação do cliente. O foco na comunicação interpessoal também mostra aos clientes que a empresa valoriza o relacionamento com eles e esforça-se para garantir que pode partilhar informações de forma eficaz.
Respeito e empatia nos negócios
A importância das skills interpessoais nos negócios é, que ajudam cada indivíduo a mostrar respeito uns pelos outros. Quer esteja a lidar com colegas, clientes ou parceiros, mostrar respeito não é apenas cortês, mas ajuda a construir confiança, credibilidade e segurança.
A comunicação interpessoal nos negócios também ajuda a mostrar empatia. Isso pode aumentar a moral dos colaboradores e criar lealdade no local de trabalho. Por exemplo, se um colaborador está com problemas com o carro e não consegue chegar ao trabalho, a “chefia” pode oferecer a possibilidade de trabalhar em casa enquanto soluciona o percalço. Isso ajuda a fomentar um senso de comunidade no local de trabalho, onde as pessoas cuidam umas das outras.