A motivação da equipa é mais difícil de medir do que vendas ou margens, mas é importante. Colaboradores insatisfeitos tendem a ser colaboradores menos produtivos, então o bem-estar mental e a felicidade de sua equipa são cruciais para o sucesso do seu negócio.
Não encontrar soluções, mais tarde pode sair caro para a empresa; seja por uma força de trabalho ineficiente ou alta rotatividade de pessoal. No entanto, promover a satisfação no trabalho não precisa custar muito caro.
1 – Trate como pessoas
Respeite que colaboradores diferentes têm necessidades diferentes. Todo o incentivo não motiva necessariamente todos. Conheça cada membro da equipa e mostre que os entende, seja flexível às suas situações pessoais. Se um colaborador no final da semana tem o trabalho orientado, porque não deixá-lo sair um pouco mais cedo num sexta-feira. O resultado? Ele estará mais inclinado a dedicar durante a semana para manter o controle de sua carga de trabalho.
2 – Elogie e dê feedback
Quando alguém faz um bom trabalho, elogiamos á frente da equipa. O feedback e o incentivo regulares fazem com que os colaboradores se sintam positivos, e isto será refletido no negócio. É importante ser genuíno, então deve encontrar algo que o tenha impressionado, e deixe-os saber que estão a fazer um bom desempenho. Algumas empresas introduziram avaliações semestrais, isso oferece uma boa oportunidade para incentivar a equipa, esclarecer quaisquer questões e restabelecer com o colaborador suas expectativas em relação à empresa e suas próprias expectativas.
3 – Lidere pelo exemplo
Uma equipa produtiva precisa de um líder produtivo. Como líder, precisa de vestir a camisola da empresa e ser fiel à sua ética. No entanto, igualmente importante é que os colaboradores vejam você depositar tanta energia quanto eles ou mais ainda. Se você sai sempre cedo á sexta-feira, estas pequenas atitudes têm um grande impacto na equipa, deturpando qualquer mensagem formal de motivação que esteja a tentar transmitir. Tal como os pais devem educar os filhos pelo exemplo, um bom líder precisa liderar pelo exemplo, modelar os comportamentos que a equipa possa esperar. Entusiasma-se com novos desafios, mostre um verdadeiro entusiasmo pelos projetos – Positividade gera positividade.
4- Incentive as pessoas a fazer pausa
Embora um colaborador que não otimize suas férias anuais possa parecer bom para a empresa, todos precisam fazer uma pausa para operar todo o potencial. Aproxime-se das pessoas que não usaram o direito a férias e incentive-as a fazer uma pausa. Isto também mostrará aos colaboradores que se preocupa com o bem-estar deles. Da mesma forma, algumas empresas ofereçam aos colaboradores formações de desenvolvimento pessoal para a equipa. Qualquer colaborador deve ter a oportunidade de expandir as suas skills para ajudar no seu desenvolvimento pessoal.
5 – Ofereça benefícios
Para além dos seguros de saúde e prémios anuais, por vezes são as pequenas coisas que contam. Embora grandes empresas possam oferecer feriados corporativos, um gesto tão simples como dar o dia quando o colaborador comemora o aniversário, pode mostrar que o líder se importa. Adapte os benefícios à sua força de trabalho.
Os eventos não precisam ser caros, apenas bem planeados e pensados.
6 – Dê propriedade à equipa
Embora os novos colaboradores precisem de instruções e orientações claras, quando estiverem no caminho certo, liberte e, deixe-os serem conduzidos por sua própria iniciativa e dê os parabéns por fazê-lo. São as pequenas coisas que dão propriedade às equipas e permitem que elas se sintam confiáveis e motivadas. Além de inspirar autoconfiança, essa abordagem prática pode permitir que os colaboradores fluam na empresa com uma nova perspetiva, potencialmente expondo ineficiências, oportunidades por explorar e inovações em potencial.
7 – Não uma cultura de culpabilizar
Quando alguma coisa não estiver bem, não culpe a pessoa, analise as razões e mude o que realmente causou o problema, aprenda e melhore. Se estiver sempre a apontar o dedo, os colaboradores ficarão tensos, o que pode restringir a iniciativa e a inovação.
8- A comunicação é fundamental
Mantendo linhas de comunicação abertas com os colaboradores e ouvir as ideias, estes sentir-se-ão mais ligados à evolução do negócio e, assim, mais motivados a contribuir para o seu futuro. Como diretor, é fácil se distrair com os próprios objetivos, mas faça reuniões ao início de cada semana – quando a equipa se reúne, partilha os sucessos da semana e o que está na acontecer na empresa como um todo.
Simplesmente mostrar aos colaboradores que são ouvidos pode ser suficiente para elevar a moral.
9 – Seja flexível
Embora todas as empresas precisem de acordos de trabalho para estabelecer padrões, esteja preparado para ser flexível a pedidos razoáveis de licenças adicionais. Respeite que seus colaboradores tenham uma vida pessoal para equilibrar com seus compromissos de trabalho e não coloque pressão adicional sobre eles quando, precisam de ir levar ou buscar os filhos, cuidar de um familiar doente ou sair mais cedo para tratar de um assunto pessoa – por vezes é difícil tratar no pós-laboral.
Se quiser ser particularmente generoso, como parte do seu compromisso, de reconhecer a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, um dia de folga remunerado é um dos melhores presentes que pode oferecer aos colaboradores.
10 – Acerte nas pequenas coisas
Às vezes, acertar as pequenas coisas é mais influente do que um grande gesto ocasional. É fácil subestimar a importância dos fundamentos básicos para um ambiente de trabalho positivo. Estes podem incluir maquina de café, instalações básicas de cozinha e dispensador de água. Muitas vezes é possível resolver rapidamente muitas das queixas do dia-a-dia que incomodam colaboradores. Ouça o que os seus colaboradores falam sobre o local de trabalho e concentre-se primeiro neles.
Não precisa gastar muito dinheiro para melhorar o moral de sua equipa – de vez em quando traga um cesto de fruta para a equipa.
- As pequenas atitudes dos gestores de equipas elevam o bom desempenho dos colaboradores, e isto reflete no sucesso da empresa.